segunda-feira, 31 de maio de 2010

Humanidades








A importância do conhecimento humanístico para a carreira do administrador




Em um englobamento geral com a sociedade, o conhecimento e o saber estão voltados a equipes e não mais a um indivíduo, se concentrando em áreas. Segundo Morin (2002 apud BUSS e Reimert, 2009), a universidade regenera e emprega valores morais aos indivíduos, ajudando no crescimento econômico. Porém, atualmente, não podemos afirmar essa idéia, as universidades tem se caracterizado em formar apenas técnicos profissionais, se afastando pela busca da verdade. As universidades precisam buscar o crescimento do individuo como pessoa em relacionamentos grupais.

Os cursos superiores, em destaque o de administração, precisam de um novo enfoque, pois as suas disciplinas estão voltadas para conteúdos técnicos e de formação profissionalizante e os currículos podem não responder as expectativas no que dizem respeito objetivos sociais, estes cursos visam apenas preencher o mercado de trabalho.

O humanismo por seu intelectual, fez com que o homem alcançasse conhecimento a partir de uma visão privilegiada, quando ele pode separar-se da grande ordem do mundo. A importância do conhecimento humanístico para a carreira do administrador é fundamental, pois alem de gerenciar empresas cabe ao administrador trabalhar sempre pensada no futuro e nas necessidades do indivíduo, tendo condições de atender da melhor e mais eficiente forma possível. A visão generalista e tecnicista encontrada hoje nas universidades formam profissionais com uma visão superficial na área de administração, se faz necessário que o profissional em administração tenha uma boa formação pois a ele cabe ser o mediador de tomada de decisões o que o torna com um diferencial na linha de frente da organização, portanto é preciso transformar estrutura de cursos de administração vista em nosso cotidiano que possa deixar de afastar o indivíduo da real finalidade da formação acadêmica que é a busca pelo saber e a verdade, porém o tecnicismo, o profissionalismo a departamentalização podem ser considerados como objetivos secundários, pois precisam estar juntos para que haja um ciclo de aprendizagem. Buss e Reinert (2009) consideram que essa especialização causa problemas sociais, deixando que o indivíduo se comporte em todas as situações de forma petulante no assunto. O indivíduo se limita no mercado de trabalho, é preparado apenas para a formação profissional sem ter uma formação ética e centrada no exercício cabível, acrescentando a um perfil ideal ao profissional, suprindo as necessidades que hoje as organizações necessitam como a comunicação oral, escrita, relacionamento de interatividade e criatividade, um profissional capaz de interagir, ganha espaço significativo no mercado econômico tendo conhecimento em várias áreas, sendo versátil e se adaptando as mudanças.

O administrador necessita ter um perfil profissional cujo deverá conter conhecimento e habilidade das modernas técnicas de administração, com uma visão sistêmica das organizações, conhecimento humanístico baseando nas modernas teorias das ciências sociais e da psicologia desenvolvendo habilidades para atuar nas relações interpessoais, pois através do conhecimento humanístico foi possível o resgate do homem para o caminhar da história.

Em estudo realizado no Curso de Graduação de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina, Buss e Reinert puderam concluir que foi encontrado um baixo índice de disciplinas humanas no curso, considerando que a socialização do saber amplo se faz cada vez mais necessária, já que se trata de um curso multidisciplinar por natureza, formado pelas mais diversas áreas de conhecimento, e que o conhecimento técnico não discutível, é importante, mas não sozinho; precisa ter uma base sólida para poder ser estruturado, tornando assim possível a formação de profissionais que possuam muito mais que conhecimento técnico, que sejam indivíduo formadores de opiniões.

0 comentários:

Postar um comentário

Ampliando a gestão

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Venho através desse blog, passar os conteúdos e trabalhos aprendidos na Faculdade Castro Alves.

Prossiga

Pesquisar

Quem vai ganhar a copa de 2010?

Seguidores